Moda brasileira: a brasilidade nas marcas atuais
Estampa Chico Rei
O que é a “moda brasileira”? O termo surgiu num contexto de globalização, na década de 1990, com a abertura do mercado nacional, quando marcas estrangeiras e produtos asiáticos começaram a entrar facilmente no país. Então, foi preciso criar um mecanismo de diferenciação para que a moda nacional obtivesse destaque em meio à concorrência internacional. Assim, a ideia de “brasilidade” associada à sensualidade, tropicalidade, diversidade e exotismo, ou o “Brazilian lifestyle” se transformou em pauta obrigatória para a caracterização da moda brasileira. O exotismo, por exemplo, tem sido construído ao longo de toda a história do país, principalmente advindo da visão dos colonizadores que aqui estiveram, já a visão tropical está presente na moda de diversas formas: em marcas que apresentam suas coleções ao som de pássaros, batuques de samba, e com roupas com estampas que remetem folhagens e animais, também é observada em outros signos nacionais, como por exemplo, o próprio Hino Nacional brasileiro que, em um de seus trechos, se refere ao país como “gigante pela própria natureza”. Atualmente, podemos destacar a Farm que tem como chamariz suas estampas inspiradas na natureza, na temperatura e nas cores do Rio de Janeiro, destacando essa brasilidade exótica que pode ser percebida em sua coleção verão 2022 “Do Brasil pro Mundo”, subtitulada de “a brasilidade estampada na gente” que possui uma estampa que faz uso do mico-leão-dourado, da arara, e da onça-pintada acompanhados de folhagens e padronagens de onça, flores e folhas inspiradas nas florestas nacionais. Como contraponto, temos a marca juizforana Chico Rei que, ao desenvolver sua identidade, se inspirou em uma brasilidade mais atual do que a de “paraíso litorâneo" e suas estampas tratam de temas das nossas culturas e costumes. São colocadas em suas camisetas, imagens do dia a dia que viralizam nas redes sociais, com frases do tipo “isso representa o Brasil mais que samba e futebol”, além de signos como o vira-lata caramelo dançando em frente à nossa bandeira, o pastel com caldo de cana da feira de domingo e o famoso filtro de barro.
Por Julia Sobral e Maria E. Carvalho, @_julia.sobral e @me.crvlh
Para saber mais:
CHICO REI, De Minas para o mundo. Acesso em: 08 ago. 2022.
FARM, Sobre a farm: conheça a nossa história. Acesso em: 08 ago. 2022.
MAIA, Raquel Carvalho. O estilo tropical da moda praia brasileira e sua relação
com o “mito fundador”. DObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de
Pesquisas em Moda, v. 7, n. 16, p. 104-111, 27 out. 2014. Acesso em: 07 ago. 2022.
MICHETTI, Miqueli. Moda e globalização no Brasil contemporâneo. Dobras[s], Revista
Da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v.3, n. 5, p. 62-67, 2009. Acesso em: 07 ago. 2022.
MICHETTI, Miqueli. Por que a “moda brasileira” quer ser global? Desigualdade das trocas simbólicas mundiais e ethos dos atores da moda nacional. In: Sociologia Antropologia, Rio de Janeiro, 2015. Acesso em: 07 ago. 2022.
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