Varvara Stepanova: arte e moda na URSS
Varvara Stepanova usando sportodezhda, uma variação da prozodezhda para prática de esportes.
No século XX, o então território russo foi marcado pelo acontecimento da Revolução Russa e pela instauração da URSS. Uma vez estatizadas, as indústrias passaram a produzir antecipando e suprindo as necessidades da população de forma igualitária, diferindo da produção capitalista que visava apenas o lucro. Nesse cenário, Varvara Stepanova foi uma artista da vanguarda construtivista que desempenhou um importante papel pós-revolucionário.
Stepanova compôs junto com Liubov Popova a cadeira de professora nas oficinas regulares da Faculdade Têxtil do Vkhutemas, onde trabalhou até o ano de 1926, quando foi afastada pelo governo Stalinista. Os Ateliês Superiores Técnico-Artísticos Estatais, hoje são considerados como berço da vanguarda soviética e surgiram como uma oportunidade de emancipação educacional e social do proletariado.
Entre 1923 e 1925, Stepanova e Popova também trabalharam na Tsindel, a Primeira Indústria Têxtil Estatal de Moscou. As artistas viram nas estampas uma oportunidade de levar os ideais revolucionários às mulheres, um público menos politizado e mais conservador. Juntas, elas produziram mais de 150 projetos, sendo suas estampas o único objeto construtivista a ter sido realmente produzido em massa.
Os padrões seguiam uma estética construtivista com linhas e bases geométricas, que eram fortemente associadas às máquinas e aos trabalhadores, e seguiam também uma paleta de cores restrita para reduzir os custos de produção. Além disso, as estampas também contrastavam com os motivos florais que estavam em voga na Europa, rompendo com o estilo burguês.
O construtivismo acreditava na função utilitária das roupas, sem foco no lucro ou nas tendências de mercado. Nesse contexto, se dá outra notável contribuição de Stepanova, a participação na criação da prozodezhda, a roupa de produção. O traje tinha como prioridade o conforto e a praticidade, seguindo uma modelagem reta e sem qualquer diferenciação de gênero, classe ou preferência individual. Porém, ele não foi bem recebido, sendo considerado por muitos como uma roupa para a prática de esportes ou para figurinos de teatro.
Por Maria Clara Medeiros, @mariac.md
Para saber mais:
WIKIART. Varvara Stepanova. Disponível em: https://www.wikiart.org/pt/varvara-stepanova.
MATIAS, I. A. A.; SANTOS, L. N. dos. Muito além de uma “Bauhaus Soviética”: o legado de Vkhutemas/Vkhutein (1920-1930). Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 7, p. 39–54, 2015. DOI: 10.20396/cemarx.v0i7.10880. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10880. Acesso em: 07/02/2022
CASTRO, Thalita Barbosa. Liubova Popova e Varvara Stepanova: Convergências entre moda e vanguarda no início do século XX. 2019. Dissertação. (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Artes e Design. Programa de Pós Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Juiz de Fora, 2019.
LEITE, Tamires Moura Gonçalves. As estampas de Liubov Popova e Varvara Stepanova
Comentários
Postar um comentário