Helen Rose e os vestidos de noiva
Grace Kelly em seu vestido de noiva – 1956
Helen Rose foi uma figurinista, nascida em Chicago no dia 2 de fevereiro de 1904, onde estudou na Academia de Belas Artes e se mudou para Los Angeles, em 1929, onde foi contratada pela Lester Costume Company e se tornou responsável por desenvolver trajes para a vaudeville, gênero de entretenimento popular na América do Norte, nos anos 1930.
No início dos anos 1940, passou a fazer figurinos musicais para a 20th Century Fox e, em 1943, foi contratada como designer chefe na MGM. Trabalhou no estúdio até 1966 e, durante o tempo que esteve lá, foi responsável por vestir atrizes como Elizabeth Taylor, Deborah Kerr e Lana Turner, consagrando-se como uma das poucas mulheres a se tornar designer chefe de um grande estúdio de cinema. A figurinista foi indicada oito vezes ao Oscar, ganhando duas delas.
No mesmo ano que deixou a MGM, a designer abriu seu próprio negócio e ganhou destaque na criação de peças para a alta sociedade e artistas de época, além de escrever sua própria coluna de moda e obter destaque na criação de vestidos de noiva.
Foi responsável por criar o vestido usado por Elizabeth Taylor em “O pai da noiva” (1950), além do traje de casamento da atriz com o socialite americano Nicky Hilton. Os vestidos usados por Taylor se destacam pela forma tradicional, com recorte em linha “A”, rendas e mangas compridas, além de apresentarem transparência em seus decotes.
Outro destaque na carreira da figurinista, foram os trajes de casamento de Grace Kelly e o príncipe Rainier III.
O vestido usado na cerimônia civil foi produzido em tons de rosa claro e coberto por renda Alençon, que se caracteriza por uma mistura de fios finos e grossos que criam desenhos florais bem detalhados. Já o traje da cerimônia religiosa foi produzido por um total de 36 costureiras, num período de 6 semanas. Para o vestido, foram usados, aproximadamente, 35 metros de tafetá, 100 metros de renda, além de 800000 lantejoulas e 1500 pérolas e strass.
A figurinista faleceu em 1985, na Califórnia e, ainda hoje, serve como inspiração para as noivas que procuram vestidos de casamento clássicos e elegantes.
Por Julia Sobral, @_julia.sobral
Para saber mais:
AZEVEDO, Rosana Ferreira de. A Figura feminina na cerimônia do casamento. 69F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnológico em Design de Moda). Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.
DE SOUZA, A. C. Vestida de Sonhos: O universo simbólico das noivas Gesoni Pawlick no século XXI. [s.l.] Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010.
LIPOVETSKY, G. O Império do Êfemero. [s.l.] Companhia de Bolso, [s.d.].
RUBENSTEIN, H. 100 Unforgettable Dresses. [s.l.] Harper Design, 5 de novembro de 2011.
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