Eufrásia Teixeira Leite: Timing e Moda

 

Mulher com vestido branco

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 Casaco de veludo vinho, Maison Rouff, c.1895, MCH. Foto: Carina D’Ávila, Fonte: UMBELINO, 2016


A desenvoltura que Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930) demonstrou na área financeira comumente reservada aos homens faz com que a expressão “à frente de seu tempo” seja usada para descrevê-la. O timing que imprimiu com maestria nos negócios pode ser corroborado pela contemporaneidade de seus trajes com a moda de sua época. Na coleção de indumentárias do Museu Casa da Hera estão representados grandes nomes da alta-costura francesa, como um peignoir etiquetado Jacques Doucet (1853 - 1929), partes de uma fantasia de Madame Paquin (1869 - 1936), e um casaco e uma saia da Maison Rouff, fundada em 1884. O destaque da coleção fica por conta das dez peças grifadas com a etiqueta da Maison Worth. O inglês Charles Frederick Worth (1825-1895) é considerado pai da alta-costura por, ao fundar sua Maison em 1857, ter instituído a si mesmo o status de criador e não somente um fornecedor, como acontecia com os seus antecessores. Desde a nossa primeira visita ao Museu Casa da Hera na cidade de Vassouras, pudemos constatar a relevância de seu acervo de trajes, entretanto não havia investigações sobre a coleção nas biografias sobre Eufrásia Teixeira Leite. São peças de diferentes tipologias, sapatos, chapéus, leque e sombrinha, que evocam o período da Belle Époque em Paris e raramente são exibidos devido às exigências necessárias à conservação. 

Em minha tese de doutorado investiguei a reprodutibilidade de trajes históricos musealizados a partir da experiência do Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Memória, que desenvolve investigações no Museu Casa da Hera. Interessou-nos a oportunidade rara e valiosa de estudar peças históricas de alta-costura em sua tridimensionalidade, seus materiais e técnicas de construção.

Por Flávio Bragança, @flaviobraganca 


Para saber mais:

BRAGANÇA, Flávio O. Nunes. O Valor da Réplica: a reprodutibilidade de trajes musealizados com base em projeto de investigação do acervo de indumentária do Museu Casa da Hera. Tese (doutorado). Orientadora: Priscila Faulhaber Barbosa. Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2021. 

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS/IBRAM. Coleção Museus dos Ibram. Museu Casa da Hera / Eneida Queiroz, Daniele de Sá Alves, Cinthia Rocha. Brasília, DF: Ibram, 2015. 110p.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 294p

UMBELINO, Ana Carolina de Freitas. O acervo de indumentária do Museu Casa da Hera: proposta de catálogo. Dissertação (mestrado). Orientadora: Luciana Quillet Heymann. Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, Rio de Janeiro, 2016.

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