As Teddy Girls
As Teddy Girls foram garotas londrinas da década de 50 que residiam no bairro de Elephant and Castle e adotaram o estilo Ted, a junção do estilo eduardiano com o rocker americano. O que resultado da adoção desse estilo estereotipicamente masculino, foi considerado o cross dressing da época: cabelo preso penteado para trás da era eduardiana, o terno quatro botões, uso de calças masculinas (que hoje conhecemos como “mom jeans”) e chapéus de aba reta. Também adotaram as rasteirinhas apesar do clima inglês e, em contraste, carregavam o vital acessório e símbolo do dândi: um guarda-chuva longo.
Elas negavam o movimento do New Look da Dior, a silhueta marcada e a feminilidade que ascendia na época, e lutaram contra as medidas austeras pós guerra que atingiam somente as classes baixas. Usavam broches de camafeu como ostentação e clutch bags como protesto ao refreamento de tecido- e foram pioneiras no movimento de liberdade de se vestir das mulheres no país.
Entretanto, diante da imagem negativa dos Teddy Boys- a contraparte masculina das Teddy Girls- elas desapareceram ao fundo, sem ter a mesma notabilidade histórica que os mesmos. Com o espaço social mais limitado que os homens, as Teddys ainda eram associadas a atmosfera doméstica e não eram vistas com o mesmo ativismo que os homens. A mídia não as notava, e, em comparação, são raros os registros de historiadores, filósofos e até mesmo fotógrafos, dessas gangues.
Em 2019, comandada por Chiuri, a maison Dior se inspirou nas Teddy Girls para criar o desfile de outono inverno.
Por Letícia Loiola, @lelediaslp
Para saber mais:
Elephant and Castle Partnership. Ready, teddy, go!. About Elephant and Castle. London, 2020. Disponível em: https://elephantandcastle.org.uk/a-brief-history/teddy-boys/.
HILL, Amelia. Girl gang's grip on London underworld revealed. The Guardian. Londres, 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2010/dec/27/girl-gang-london-underworld.
Comentários
Postar um comentário