As personas no figurino de Promising Young Woman
O figurino de Cassandra possui elementos românticos e quase infantis, como a estampa liberty
Em quase um século de Oscar, Emerald Fennell é uma das poucas (sete) mulheres que foram indicadas ao prêmio de Melhor Direção, pelo filme Promising Young Woman – Bela Vingança em português (2020). Misturando elementos de comédia romântica e thriller, Fennell subverte esses gêneros para apresentar um novo ponto de vista sobre a cultura do estupro, que é socialmente enraizada. E, por isso, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro Original na mesma premiação. Uma curiosidade que acrescenta camadas ao filme é que a atriz Margot Robbie foi sua produtora, sendo conhecida pela sua luta voltada para a igualdade de gênero.
O enredo da obra gira em torno da vingança organizada por Cassandra (Carey Mulligan), que perdeu sua melhor amiga – Nina - para a depressão, após ter sido violentada sexualmente. Assim, toda semana, Cassie se fantasia de alguma personagem diferente. Cada uma dessas versões femininas frequenta algum local nichado: um bar, uma boate, um clube noturno. E, noite após noite, ela finge estar inconsciente para que algum homem a leve para casa dele, até que ela reage e surpreende o indivíduo num quase ato de violência.
A caracterização elaborada por Nancy Steiner (colaboradora de longa data de Sofia Coppola) não é só responsável por construir as diversas personas de Cassie, como também brilha nos momentos cotidianos, nois quais são usados elementos quase infantis: laços no cabelo, estampas florais do tipo liberty, azul e rosa pasteis. A mensagem transmitida pelo figurino é de que a moça parou no tempo desde a morte de Nina, além de ter abandonado a Faculdade de Medicina, mesmo sendo uma das melhores alunas. No ápice da história, Cassie se fantasia exatamente como uma médica ou enfermeira, de modo caricato, e executa sua vingança final.
Por Mateus Saraiva, @mateuspsaraiva
Para saber mais:
ALDA, L. S.; SILVEIRA, M. E. Nós, mulheres: a importância da sororidade e do empoderamento feminino. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade [recurso eletrônico] / organizadoras, Paula Regina Costa Ribeiro... [et al.] – Rio Grande: Ed. da FURG, 2018.
SANTIAGO, L. D.; DE ARAÚJO PLÁCIDO, C. E. A tentativa de subversão ao olhar masculino no filme Promising Young Woman (2020), de Emerald Fennell. Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos, p. 50-62, 2021.
Comentários
Postar um comentário