As garotas de Alceu


 

Alceu Penna é um personagem muito importante para a moda brasileira, sendo um dos protagonistas da Revista Cruzeiro que seria uma revista de variedades, por muito tempo a mais importante do Brasil, sendo a primeira de circulação Nacional devido a ambição de Alceu. Logo, essa revista é a responsável por mostrar a imagem do Brasil aos brasileiros, já que ela era composta de ilustrações, sendo assim bem atrativa. As ilustrações de Garotas usadas em publicidade têm influenciado desde as Gibson girls, os padrões de beleza. Tornando as ilustrações comerciais não somente um exemplo de comportamento e moda, mas uma visão sobre o corpo, justamente influenciando as garotas, que eram o alvo do padrão de beleza feminino. 

A chegada de Alceu com sua coluna "seção Garotas'' traz uma conexão direta imagética da revista com o Brasil, representando em suas imagens garotas jovens, bonitas, cariocas, que vão também às praias e usam roupas da moda, porém o foco da coluna era humorístico. 

As garotas de Alceu eram modelos de beleza branca, com pele bronzeada, magras, jovens, e em sua maior parte com as pernas bem aparentes, que eram ambientados de acordo com o tema que ele queria propor, sendo a praia um dos mais fortes e isso devido à grande movimentação nas praias e sua ressignificação durante o período. 

Atentando-se aos corpos representados e valendo-se de que no período não haviam preocupações com padrões de beleza, é importante reconhecer a "coluna Garotas'' e sua capacidade de transcender humor, levando conteúdo e representando comportamentos, podendo ser uma base de como se vestir/agir para determinados lugares e situações. Com base nisto, a ilustração criada é uma atualização que visa questões corporais para apresentar uma beleza diversificada e voltada para quebra de padrões, que é algo muito em voga nos dias atuais, como no clipe da cantora Anitta "Girl from Rio", em que ela faz um parâmetro de uma mulher mais polida barra enfeitada como no estilo de Alceu e por outro lado ela mostra algo mais despojado e diversificado. 

Sendo assim, essa recriação da coluna foca e traz ao contemporâneo algo que não pode ser esquecido mas que atualmente merece ser repensado, sem dispensar as informações de moda que fizeram parte da cultura de moda brasileira, mas atualizando para corpos mais diversos que também vestem essa moda. 

 Por Kelly Tainara Salles Nascimento, @Tainarah.1 


Para saber mais:

BONADIO, Maria Claudia; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araújo. Alceu Penna e a construção de um estilo brasileiro. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 33, jan./jun. 210, p. 145-175. 

https://www.scielo.br/pdf/ha/v16n33/09.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Company: Moda, juventude e esporte nos anos 80

Varvara Stepanova: arte e moda na URSS

Bibba-Ipanema e a expressividade da moda