A relação entre Sofia Coppola e marcas de luxo
Frame do fashion film do novo Miss Dior Eau de Parfum, dirigido por Coppola em 2021
Anteriormente à sua carreira de diretora, Sofia Coppola estagiou na Chanel, aos 15 anos de idade. Esse é um forte sinal do que viria a seguir, pois ela e o falecido diretor criativo da Maison, Karl Lagerfeld (1933-2019) foram amigos durante muitos anos e várias colaborações frutíferas ocorreram via essa amizade. Outras parcerias com Valentino, Dior e Marc Jacobs também são exemplos do portfólio de collabs entre a cineasta e marcas de luxo.
A Chanel é uma grife que Sofia consome, comparece aos desfiles e utiliza em figurinos de seus filmes, como em The Bling Ring, de 2013 e On the Rocks, de 2020. Além disso, alguns fashion films que a diretora concebeu para a marca são o vídeo promocional e de homenagem à exibição Mademoiselle Privé Tokyo (2019), a campanha para a bolsa Iconic (2021) e a participação na gravação, junto de Roman Coppola - seu irmão -, da coleção de Haute Couture Show de Fall/Winter 2021/22, que teve como diretora criativa Virginie Viard.
Em 2016, Coppola foi convidada pela Valentino a conduzir o espetáculo de ópera La Traviata. No momento em questão, os diretores criativos eram Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri (essa última atualmente comanda a visão criativa da Dior, label com a qual Coppola possui estreitas relações). Na Christian Dior, a produtora criou principalmente comerciais para perfumes como o Miss Dior Chérie (2008) e o Miss Dior Blooming Bouquet (em 2014, com participação de Natalie Portman).
Outra colaboração que merece citação é com Marc Jacobs, que quando em posição de direitor criativo da Louis Vuitton (de 1997 a 2013), não só foi personagem de um documentário dirigido por Sofia em 2007, chamado Marc Jacobs & Louis Vuitton, assim como incentivou a projeção de uma bolsa por sua musa, chamada SC Bag, em 2009.
Por Mateus Saraiva, @mateuspsaraiva
Para saber mais:
DOURADO, Patrícia. Os clímaces nos roteiros de Sofia Coppola. Nexi. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, São Paulo, PUC-SP, n. 4, jun. 2018.
ROMANATO, Daniella. A história da roupa e da moda estudada pelos figurinos cinematográficos = The history of clothing and fashion studied film costumes. 2013. 264 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
TUROLA, Tamyres Begher. A arte do movimento na moda: as convergências de linguagens nos fashion films. 11º Colóquio de Moda – 8ª Edição Internacional. 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. 2015.
Comentários
Postar um comentário