A expressividade de Klaus Mitteldorf

 

 Acervo Klaus Mitteldorf, 1997

 

Klaus Werner Mitteldorf, é um fotógrafo e cineasta germano-brasileiro. Nascido em 1953, formou-se em arquitetura em 1979 pela Faculdade Brás Cubas, de Mogi das Cruzes, mas não exerce a profissão. Iniciou seus trabalhos na fotografia na década de 1970, como fotógrafo de surfe, trabalhando em revistas como Brasil Surf e Surfing. Na seguinte, especializa-se em fotografia de moda e publicidade, colaborando com as revistas Vogue, Elle e Playboy na Europa e no Brasil, e trabalha para grandes agências de publicidade brasileiras e européias. 

Seus trabalhos são caracterizados pelo que conhecemos como "fotografia-expressão", movimento estabelecido a partir da segunda metade do século XX, "quando, tendencialmente, as características que marcaram a Fotografia Documento (objetividade, imparcialidade e neutralidade - a verdade incontestável dos fatos; imagem máquina) foram postas em dúvida." (GONÇALVES, 2017, p. 46.) E que, por meio da fotografia de moda e da publicidade, é feita uma transição na forma que entendemos esse símbolo - "onde antes existia uma preocupação em mostrar e descrever o produto, passa a se buscar vender experiências, provocar sentimentos no consumidor, o que não envolve necessariamente descrições ou sequer uma representação imagética do produto." (SILVA, 2021, p. 36).

Isso é evidenciado quando "percebe-se a intenção do fotógrafo de colocar o objetivo publicitário vinculado a uma imagem esteticamente mais complexa, que exige um olhar um pouco mais demorado para ser completamente lida e compreendida.", como pode ser percebido nos exemplos elencados nesse post. "Esse olhar mais demorado do espectador, no entanto, permite que o mesmo não apenas receba a mensagem publicitária, mas o faça através da fruição estética da fotografia, podendo trazer uma experiência diferenciada ao espectador." (SILVA, 2021, p. 51-52).

A contribuição desse profissional, principalmente na área da fotografia publicitária e da cinebiografia brasileira, com o filme “Vou Nadar Até Você” (2019) se mostra na expressividade do subjetivo e do sentimentalismo humano, com referências surrealistas.

 Por Georgia Luna, @gelunart


Para saber mais:

DE PAULA VIEIRA, Bruno; DE MELLO, Neli Demonico. O mundo dos sonhos na fotografia. Revista Educação-UNG-Ser, v. 8, n. 1, p. 84-98, 2013.

GONCALVES, Sandra Maria Lucia Pereira. Klaus Mitteldorf: memórias do presente. Revista Estúdio: artistas sobre outras obras. Lisboa, Portugal. v. 8, n. 18 (abr./jun. 2017), p. 44-54, 2017.

KLAUS MITTELDORF. Enciclopédia Itaú Cultural, 2010. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3289/klaus-mitteldorf>. Acesso em: 08 de agosto de 2022.

KLAUS MITTELDORF. IMDB, 2019. Disponível em: <https://www.imdb.com/name/nm6791629/>. Acesso em: 08 de agosto de 2022.

SILVA, Bárbara Sanguin. A fotografia-expressão na publicidade: Klaus Mitteldorf, um estudo de caso. 2021.

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