Swinging London e boutique Granny Takes a Trip

Vitrine da loja “Granny Takes a Trip”

 

Swinging London é um termo que se refere a uma efervescência cultural, artística e social que ocorreu em Londres, nos anos de 1960. Swinging vem do inglês e quer dizer algo vibrante, excitante e foi usado pela primeira vez pela então editora-chefe da Vogue, Diana Vreeland, para quem a cidade, naquele momento, era a mais instigante do mundo. Vreeland criou também o termo “youthquake”, união entre as palavras “juventude” e “terremoto”, pois aquele momento foi intensamente marcado pela cultura jovem.  

O pós 2 ͣ guerra para a Europa foi um período de grande prosperidade econômica, junto a avanços tecnológicos e dos meios de comunicação. Isso permitiu que os jovens, anteriormente destinados ao trabalho para ajudar em casa, pudessem usufruir mais dos espaços sociais e do lazer. 

A cena artística londrina era um sucesso, com bandas como Beatles e Rolling Stones; estilistas como Mary Quant, inovações no cinema e na literatura. No que se refere à moda, existiam duas ruas que eram tomadas por boutiques e lojas fashion, a Carnaby Street e a King 's Road.

É nesse contexto que surge a Granny Takes a Trip. Inaugurada em 1966 pelo ilustrador Nigel Waymouth, sua namorada Sheila Cohen e pelo alfaiate John Pearse, o intuito inicial da loja era vender roupas vintage selecionadas, mas logo começaram a produzir coleções próprias. Nigel nomeou a loja com granny, “vovó”, que refere-se à sua paixão por moda retrô, e trip, “viagem”, fazendo menção às viagens de LSD. 

A boutique era famosa por suas janelas, que tinham diferentes pinturas ao longo do ano, e tinha a reputação de ser o ponto “rock n’ roll” de Londres. A parte interna era decorada com cortinas escuras, ar aromatizado com incensos e música psicodélica ao fundo. Eram vendidas muitas peças de veludo, lantejoulas, peles e estampas em paisley., Elton John, Jimi Hendrix, membros do Pink Floyd Led Zeppelin e outros artistas compravam as roupas alucinantes da loja.

Por Isabela Alves Afonso, @isalvesbela

 

Para saber mais:

DE ANDRADE, Maíra Zimmermann. A moda invade as ruas: consumo jovem nos anos 1960.  dObra[s]: revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v. 3, nº 7, p. 105-113, 2009.

HABEN, Ane. ROCK STARS WEARING GRANNY TAKES A TRIP. Please Kill Me, 2015. Disponível em: https://pleasekillme.com/rock-stars-wearing-granny-takes-a-trip/. Acesso em: 17/01/22.

HYDE, Sarah. So much more than a shop. Air Mail, 2021. 

PINNOCK, Tom. Try on, tune in, drop out: the story of Granny Takes a Trip and London’s psychedelic tailors. Uncut, 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Company: Moda, juventude e esporte nos anos 80

Varvara Stepanova: arte e moda na URSS

Bibba-Ipanema e a expressividade da moda