Do lixo ao luxo: uma lição de Marilyn Monroe
É inegável a influência que a atriz, modelo e cantora Marilyn Monroe teve na moda do século XX. Esbanjando carisma e sex appeal, Monroe não mediu esforços para conquistar seu lugar de ícone da era Hollywoodiana. Sua identidade visual baseada em seus cabelos loiros, curvas e suas roupas, que embora lindas por si só, brilhavam mais pois era ela quem as vestia e não tinha medo de se mostrar. Em um artigo de 1953 intitulado “I Dress For Men” (Me visto para os homens), Marilyn diz “Eu acredito que o corpo deva fazer as roupas ficarem bonitas ao invés de usar roupas para fazer o corpo conformar-se ao que é considerado ‘na moda’ no momento (...) Roupas, para mim, devem se relacionar com o corpo e não ser algo distinto dele.”. Talvez seja exatamente tal filosofia que a torna inspiração de longa data para diversos estilistas, artistas e, é claro, o público.
Mas não eram todas as pessoas que gostavam do jeito de Marilyn, na realidade, há boatos de que, em certa ocasião, a atriz acabou chamando a atenção de uma jornalista ao usar um vestido de decote baixo, algo comum para Monroe, e a mesma teria chamado Marilyn de “brega e vulgar” e adicionar que “teria ficado melhor num saco de batatas”. Há outras versões da história, mas o final é o mesmo: Marilyn é fotografada pela Fox Studios vestindo justamente um saco de batatas, e, surpreendente para uns e esperado para outros, estava incrível. A situação prova ainda mais que era Marilyn quem fazia suas roupas se destacarem e não o inverso, além de ganhar destaque em jornais da época que apenas repetiam o que todos já sabiam: Marilyn Monroe consegue fazer até um saco de batatas ficar fashion.
Em sua vida a atriz vestiu desde Oleg Cassini até outros menores, mas com a mesma elegância e charme pela qual ficou conhecida e que inspira estilistas e fãs até hoje. Há muito o que se aprender com ela, sua confiança e simpatia conquistaram todos que tiveram o prazer de vê-la e estava muito à frente do seu tempo. Seu estilo, cabelo à maquiagem seriam influências fortes para artistas como Madonna e Christina Aguilera, o que não é uma surpresa, afinal, Marilyn vestia desde o lixo ao luxo como ninguém.
NICKENS, Christopher; ZENO, George. Marilyn in Fashion: the enduring influence of
Marilyn Monroe. [S. l.]: Running Press Book Pub, 2012. 280 p.
MARILYN Monroe and the Potato Sack Dress, c.1951. The Mind Circle, [S. l.], p. 1.
Comentários
Postar um comentário