A introdução da fotografia nas capas da Vogue América

A primeira capa fotografada a cores, por Edward Steichen, em julho de 1932 ©Vogue Archive; Condé Nast Archive 

A introdução da fotografia de moda e sua utilização nas revistas se dá algumas décadas após a criação e consolidação dessas. Os diretores de arte das publicações se tornam peças-chave, influentes, na substituição das antigas ilustrações das páginas por fotografias, alguns até mesmo se tornando os principais fotógrafos dessa geração. 

Adolf Meyer, mais tarde conhecido como Barão, foi um fotógrafo francês que teve participação ativa nesse cenário, sendo reconhecido como precursor da fotografia de moda ao se tornar fotógrafo chefe da Vogue americana entre os anos de 1913 e 1921. Segundo o escritor Cláudio Marra (2008, p. 85 apud MAGER, 2013, p.25) com Meyer, pela primeira vez se estabelece uma união forte e explícita entre arte e moda com fotografias pictorialistiscas, tentando aproximar sua obra das de grandes pintores. Sua técnica utilizava muitos contraluzes, efeitos e superfícies refletoras afim de representar a imaginação e os sonhos.

Entretanto, quem de fato integra a fotografia às revistas é Edward Steinchen, um luxemburguês que assume o cargo do Barão por volta dos anos 1920 e que apresentava uma estética completamente oposta a ele. Steinchen possuía um estilo mais real, pé no chão, contrastando com o onírico e romântico de Meyer e, com isso, constitui uma nova linguagem na fotografia, quando apresenta as cores às páginas das publicações da Vogue. 

É de Steinchen a autoria da primeira capa de revista com fotografia colorida – a edição de julho de 1932. Esse feito foi possível graças à evolução e barateamento da tecnologia das impressoras de quatro cores, sendo disseminada na época e interrompendo a longa tradição de capas ilustradas à mão por artistas e se tornando um marco para as revistas.

Por Georgia Luna, @gelunart


Para saber mais:

GUIDINI, V.; ROSOLINO, M. J. A revista Vogue brasileira como precursora de novos modelos e conceitos de moda e sua relação com a crítica de moda. Anagrama, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 1-11, 2013. 

MAGER, Rennan Emmanuel Garcia. A estética, o estático e o efêmero: a evolução visual na fotografia de moda ao longo da história. Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação, UFRGS, Porto Alegre: 2013. 

BRUGNERA, Carolina de Jesus. Transformações midiáticas na fotografia dos editoriais de moda.. Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia da Fotografia, Universidade de Caxias do Sul, Caixas do Sul: 2020.

Mónica Bozinoski: BOZINOSKI, Mónica. Once upon a time in Vogue. Vogue Portugal, 2019. 

GOMES, Rogério Zanetti; ROBERTO, Carolina Mendes Pereira. O quarto paradigma da imagem e sua aplicação prática na divulgação da moda. Projética, Londrina, v.10, n.3, p. 175-196, jul./dez. 2019.

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