A influência Afro brasileira
O Brasil tem uma diversidade de culturas. Uma delas é a da etnia negra, trazida da África pelos escravizados que vieram para cá. Com a evolução da sociedade e a “mistura” de povos e influências culturais brasileiras e africanas, formou-se uma cultura própria, denominada afro-brasileira. Assim, com essa diversidade trouxeram a dança, o ritmo, as cores e afins, existentes neste grupo.
Presente no vestuário dos brasileiros, a influência e a herança da cultura africana estão nas cores, nos desenhos estampados e produtos feitos a mão. A história da moda afro-brasileira, ainda é pouco registrada e estudada. Porém, a designer de moda Julia Vidal, estudou e buscou documentar em seu livro O africano que existe em nós, brasileiros a origem estética e como ela se materializou na moda. Segundo Julia, a estamparia vistosa reflete o imaginário do negro africano, contribuinte para a formação do coletivo do brasileiro. A cultura foi incorporada ao cotidiano, porém, sem conhecimento da origem e significado. A arte negra vai além da representação estética, é também uma atividade criadora. Na arte africana nota-se uma predominância da simetria. Os mais usuais são: ponto, traço, círculo, espiral, triângulo, losango, retângulo e pirâmide.
É possível fazer um estudo e encontrar quais as influências da cultura afro na moda atual, mesmo com pouco registro sobre a história negra no Brasil colonial.Com o crescimento dos meios de comunicação, o público preto ganhou mais destaque nas mídias, sendo assim, as referências e a moda afro-brasileira começaram a ganhar força nos anos 90.A moda atual afro-brasileira tem influência da cultura africana nas formas, estilos, cores e estampas. As periferias são onde tem grande atuação do estilo, devido aos gostos do povo preto.
Na contemporaneidade, há grandes marcas e nomes que conseguiram conquistar seus espaços depois de uma reafirmação da identidade e ancestralidade, seguindo na luta e resistência contra o racismo e a discriminação da população negra e levando mais da cultura. Nomes como @isaacsilvabrand que traz peças autorais com belas estampas, a marca @baobabrasil que foi lançada em 2006, cheias de identidade e @zkayaoficial que nasceu depois da identificação como mulher negra.
Através dessas expressões a cultura afro-brasileira vai ganhando espaço e cada vez mais a visibilidade dentro do mercado e na sociedade.
Por Júlia Côrrea de Souza, @juliacorr3a_
Para saber mais:
VIRGÍLIO, Paulo. Livro aborda influência da cultura africana no vestuário do brasileiro. AgenciaBrasil. Rio de Janeiro, 2015. Acesso em: 30 ago. 2021.
MODA, ancestralidade e política: Glamurama indica três marcas afro-brasileiras para manter no radar. Glamurama. 2021. Acesso em: 29 ago. 2021.
SODRÉ, Jaime. O design da alma - o legado do axé dos mestres e mestras dos saberes e fazeres afro-brasileiro. África e Africanidades. 2009. Acesso em: 31 ago. 2021.
Comentários
Postar um comentário